Técnicas combinadas

Técnicas combinadas

A maior parte dos movimentos realizados no dia-a-dia envolvem movimentos corporais complexos dentro da amplitude dos planos cardeais do que apenas movimentos simples (tais quais os movimentos de flexão, rotação e flexão lateral)

Uma atividade como: olhar sobre o ombro para dar a ré no carro (por exemplo), envolve a combinação de movimentos incluindo a rotação, flexão e extensão cervical. Igualmente , se levantarmos objetos dentro do bagageiro do carro, estaremos realizando movimentos de flexão, flexão lateral e rotação lombar.

O Movimento Combinado é uma técnica manipulativa utilizada por fisioterapeutas especializados e tem como objetivo provocar, testar e tratar o stress mecânico que existe sobre as estruturas inervadas da coluna (incluindo a articulação facetária, discos, ligamentos espinhais, dura, raiz nervosa, etc) e que causam dores. A técnica utiliza movimentos tais quais utilizados no nosso cotidiano (chamados: combinados), observando a melhora ou piora da dor ou sintomas.

É imprescindível para o Fisioterapeuta o conhecimento da biomecânica do movimento, para que possa desenvolver a técnica com uma progressão lógica através da mudança de posição corporal e diferentes graus, eliminando os componentes que causam o “stress mecânico” sofrido pela estrutura (que causam a dor) até chegar ao final da amplitude de movimento, onde o paciente referirá melhora da dor e dos sintomas.

Este método de avaliação e tratamento da coluna foi desenvolvido por Brian Edwards, especialista em Fisioterapia manipulativa (Perth Western Austrália) e pesquisador de renome mundial.

Fisioterapeuta responsável

Clique sobre a foto para ver o currículo do profissional.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar