Psicoterapia

Psicoterapia

A Psicoterapia, também chamada terapia de conversa ou simplesmente terapia, é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Em alguns países também é conhecida como aconselhamento. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental em qualquer ano. Outros precisam de ajuda para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Alguns lutam para lidar com problemas de relacionamento, perda de emprego, morte de um ente querido, estresse, abuso de substâncias ou outras questões. E estes problemas podem tornar-se debilitantes.
A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.
Um dos grades benefícios da terapia de grupo é o desenvolvimento de habilidades sociais e da capacidade de ouvir e falar

Um terapeuta pode ajudar a trabalhar com esses problemas. E não somente isso, um profissional também pode ajudar no autoconhecimento ou nas reflexões sobre carreira, por exemplo. Através da terapia, o profissionalauxilia as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, saudável e mais produtiva.
Abordagens terapêuticas

Na psicoterapia praticada no Studios Fisiocor são aplicados procedimentos para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis e efetivos. Existem várias abordagens para a psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:

– Análise do Comportamento
– Psicanálise
– Terapia Holística (Trabalha o ser como um todo (corpo físico e espiritual)
– Florais
– Hipnoterapia
– Auriculoterapia
– Aromaterapia
– Reiki
– Terapia Molecular
– Terapia de casal

A psicoterapia tende a se concentrar na resolução de problemas e é orientada para objetivos. Isso significa que no início do tratamento, você e seu terapeuta decidem sobre quais mudanças específicas você gostaria de fazer em sua vida.

Esses objetivos serão muitas vezes divididos em objetivos alcançáveis menores e colocados em um plano de tratamento formal. A maioria dos psicoterapeutas hoje trabalha e se concentra em ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Isso é feito simplesmente através da conversa e discussão de técnicas que o terapeuta pode sugerir que podem ajudá-lo a navegar melhor as áreas difíceis da sua vida. Muitas vezes, a psicoterapia também ajudará a ensinar as pessoas sobre sua desordem e sugerir mecanismos de enfrentamento adicionais que a pessoa possa encontrar mais efetiva.

 

Duração do tratamento

Algumas abordagens de psicoterapia são de curto prazo e duram menos de um ano. Os distúrbios mentais mais comuns geralmente podem ser tratados com sucesso neste período. Em algumas vezes com uma combinação de psicoterapia e medicamentos.

Geralmente, a psicoterapia é recomendada sempre que uma pessoa está lutando com uma questão de vida, relacionamento ou trabalho ou uma preocupação específica de saúde mental, e essas questões estão causando um grande sofrimento ou dor por parte do indivíduo por mais de alguns dias.

PSICANALISTA:

Clique sobre a foto para ver o currículo do profissional.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar