Pilates

Pilates

O Método Pilates realizado pela nossa equipe é reconhecido pela ABPF (Associação Brasileira de Pilates Fisioterapêutico) com aprovação do CREFITO-2

Pequeno Histórico de Joseph H. Pilates

Joseph H. Pilates nasceu na Alemanha em 1880
Por apresentar uma saúde muito frágil (sofria de asma, febre reumática e raquitismo) decidiu buscar na atividade física uma solução para vencer seus problemas. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias e diferentes formas de movimento e a praticar diversas modalidades esportivas ao longo de toda sua vida. Estudou fisiologia, anatomia, medicina oriental e se tornou um atleta praticante de boxe, mergulho, ginástica, esqui, musculação, foi artista de circo, e ensinou autodefesa a detetives da Scotland Yard.

Durante a Primeira Guerra Mundial , vivendo na Inglaterra, foi considerado inimigo estrangeiro, sendo preso em um campo de concentração de onde colocou em prática suas idéias sobre saúde e condicionamento físico e treinou seus colegas de confinamento utilizando molas ligadas às camas hospitalares. Seus exercícios foram reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na época.

Em 1926, já com um método estruturado, emigrou para os Estados Unidos e fundou um Studio em Nova Yorque, denominando seu método como “Contrologia”.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morrendo em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio em seu Studio.

Desde então, o método cresceu muito, e hoje em dia é usado tanto como uma atividade física como para fins de reabilitação (reconhecido , pelo CREFITO -2 N.23/2007 como PILATES FISIOTERAPÊUTICO) quando administrado clinicamente sob a responsabilidade de um Profissional Fisioterapeuta , sendo extremamente útil e eficaz na prevenção e tratamento de inúmeras patologias.

O Método

O verdadeiro Método preconizado por Pilates consiste em exercícios de baixo impacto e poucas repetições, utilizando aparelhos específicos, acessórios, ou apenas o peso do próprio corpo apoiado no solo, baseados nos seguintes princípios : relaxamento, concentração, controle, coordenação, alinhamento, centro de força (abdômen) e respiração.

A seleção dos exercícios deve se harmonizar com as características de cada aluno, tanto nos movimentos básicos quanto nos intermediários ou avançados, evoluindo de acordo com os limites e as necessidades de cada um. As sessões têm duração de 1 hora, podem ser individuais ou em pequenos grupos, supervisionada por um Fisioterapeuta especializado, onde os praticantes se exercitam se concientizando da postura e da respiração, visando a interação do corpo e da mente.

Contamos, em nosso Studio, com Médico Cardiologista e com Fisioterapeutas altamente especializados e em constante aperfeiçoamento.

Nossos alunos são acompanhados por nosso Fisioterapeuta durante toda aula com uma série de exercícios personalizada.

Benefícios

A prática do Pilates pode gerar inúmeros benefícios: melhora da postura, respiração, coordenação, equilíbrio e mobilidade geral; aumento da flexibilidade e resistência; fortalecimento muscular; alívio de dores, tensões musculares e do stress; estimula a circulação, promove a conscientização corporal, reduz o risco de futuras lesões, previne e trata determinadas doenças musculoesqueléticas, modela o corpo, melhora do condicionamento físico, entre outros.

Todos esses benefícios, conseqüentemente, proporcionam aos seus praticantes um conhecimento mais profundo do seu corpo e o seu uso mais eficiente no cotidiano, levando – o a uma melhor qualidade de vida.

Os resultados do nosso programa aparecem em pouco tempo, as mudanças são visíveis: corpo modelado , melhora visível da postura , da respiração , da conciência postural , do condicionamento físico e do bem estar físico e emocional!

E como o próprio Pilates costumava dizer: “ Você se sentirá melhor em 10 aulas, parecerá melhor em 20 e terá um corpo novo em 30 aulas.”

Público Alvo:

Pessoas que podem ser beneficiadas pelo Pilates:

– Gestantes e pós-parto

– Tratamento postural

– Problemas reumáticos, ortopédicos e respiratórios

– Cardiopatas ( com liberação médica)

– Idosos

– Fibromialgia

– Crianças e adolescentes em fase de crescimento

– Atletas que desejam melhorar sua perfomance física

– Trabalho especializado para Mulheres

– Trabalho especializado para Homens

– Melhora do condicionamento físico, flexibilidade, força, respiração, resistência e postura

– Reabilitação e fortalecimento muscular.

O objetivo da técnica é a progressão individual

Obs: lembrando-se sempre que antes de praticar qualquer atividade física é importante a realização de um exame médico para se certificar se o paciente apresenta ou não alguma patologia, podendo dessa forma adaptar os exercícios com grande proveito terapêutico pelo paciente.

0009
24b
0272
24a
0275

Fisioterapeutas

Clique sobre a foto para ver o currículo do profissional.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar